Nossa história

Com mais de 10 anos de experiência em arquitetura comercial, médico-hospitalar e residencial, o Estúdio Base tem o propósito de criar ambientes para que as pessoas realizem-se profissional e pessoalmente. Fundado em 2008 pela arquiteta mestre em Design e Tecnologia pela UFRGS Fernanda Bertoni Dallarosa, o escritório tem no portfólio mais de 160 projetos, além de instalações temporárias como a Casa Cor, Casa & Cia, Design Casa Brasil e Natal Luz.

 

O escritório nasceu da paixão de Fernanda pela estética, despertada ainda na infância. Destaque nas disciplinas de desenho, organizada e perfeccionista, chamava a atenção da mãe e da irmã pela atenção que dava aos detalhes, o que as levou a sugerir a Arquitetura como profissão. Confirmada por testes de aptidão, a carreira iniciou com a formação no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, em 2006.

 

Após experiências como trainee de um grande escritório de arquitetura, com foco em interiores, e como arquiteta de uma construtora de alto padrão, ambas em Porto Alegre, Fernanda decidiu empreender na área criando o Estúdio Base, em meados de 2008. “Como trainee, acompanhei projetos de interiores comerciais, residenciais e médicos-hospitalares em um escritório referência, com ISO. Depois, na construtora, trabalhei com obras para o público AAA, realizando projetos de compatibilização para a personalização dos apartamentos. Por exemplo, se um cliente comprava um triplex na planta e queria mudar a cozinha de andar, eu tinha que orquestrar a obra contemplando os projetos elétrico, hidráulico e estrutural do prédio. Foram experiências que me deram segurança para empreender”, conta a arquiteta.

fernanda_site.jpg

Fernanda Bertoni Dallarosa

Arquiteta e Urbanista

Mestre em Design

fernanda@estudiobasearquitetura.com.br

Tel: (51) 99911.5497

Experiência docente

Após realizar o projeto de iluminação do Natal Luz, na edição comemorativa de 30 anos do evento, em 2015, Fernanda foi convidada para ser professora na escola técnica de design 4ED. Na instituição, deu aulas de iluminação de ambientes, em 2016. Durante o mestrado em Design e Tecnologia na UFRGS, que realizou de 2012 a 2014, Fernanda também teve a oportunidade de dar aulas, como bolsista, para os alunos de graduação em Design.

 

Arquitetura comercial

 

Os projetos comerciais representam a maior parte dos interiores assinados pelo Estúdio Base. Consultora do Sebrae de 2013 a 2018, Fernanda orgulha-se de ter ajudado inúmeros negócios a prosperarem por meio da melhoria dos ambientes, entre eles restaurantes, cafés, padarias, loja de vinhos, escola, loja de equipamentos agrícolas, ferragem e loja de uniformes.

 

“Foi uma experiência riquíssima, pois eu pude trabalhar com quase todos os tipos de negócios. É uma realização saber que meu trabalho fez a diferença nessas empresas, que elas se desenvolveram a partir da arquitetura”, afirma.

Arquitetura médico-hospitalar

 

Formada nos cursos de Arquitetura Hospitalar com Ênfase em Clínica Médica, da Unisinos, e de Projeto Arquitetônico de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, da TGS Eventos Educacionais, Fernanda conta que é uma apaixonada pela arquitetura médico-hospitalar. Na faculdade, fez o projeto de uma clínica de diagnóstico por imagem como trabalho de conclusão e, no mestrado, pesquisou a “Humanização em salas de exames de ressonância magnética com enfoque no design para experiência” Link para visualização:  https://lume.ufrgs.br/handle/10183/127897

 

A dissertação analisou os efeitos positivos nos pacientes do projeto que ela realizou pelo Estúdio Base para o Serviço de Radiologia Clínica (SRC), que incluiu a reforma de um prédio antigo e a criação dos ambientes de um novo edifício. “O projeto envolveu a sala onde foi instalado um equipamento com tecnologia inovadora para ressonância magnética da Siemens, o primeiro de Porto Alegre, capaz de realizar o exame em pessoas obesas”, relata Fernanda. No ambiente, a arquiteta usou um papel de parede com a fotografia de uma praia e imagens de nuvens no teto, com objetivo de aumentar o bem-estar dos pacientes e diminuir o medo do exame.